Fávaro critica restrições de exportações do setor agropecuário por parte da União Europeia


Parlamento aprovou norma que proíbe a venda de produtos com origem em áreas desmatadas

O ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro (PSD), participou do evento AIM for Climate em Washington, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (9). Durante o evento, Fávaro se encontrou com representantes da Holanda e da Dinamarca para questionar a lei aprovada pelo Parlamento Europeu que proíbe a venda de produtos oriundos do desmatamento em florestas.

A nova norma, aprovada em abril, proíbe a venda nos 27 países da União Europeia de qualquer produto oriundo de desmatamento, incluindo não apenas madeira, mas também culturas como soja, café, cacau e borracha, bem como produtos derivados dessas commodities, como couro, chocolate, móveis, carvão vegetal, produtos de papel impresso e derivados de óleo de palma.

Fávaro afirmou que não concorda com o desmatamento ilegal, mas que não se pode adotar medidas unilaterais tomadas por um parlamento só, e que é preciso diálogo e diplomacia. Ele disse que a proposta fazia sentido durante o governo Jair Bolsonaro, que não tinha compromisso com a pauta ambiental, mas que a gestão Luiz Inácio Lula da Silva está aberta a combater o desmatamento ilegal.

Durante o evento, Fávaro se encontrou com o vice-ministro da Agricultura, Meio Ambiente e Qualidade dos Alimentos dos Países Baixos e com o ministro da Agricultura da Dinamarca. Segundo Fávaro, as autoridades europeias concordaram com o pleito brasileiro e há ainda parcerias a serem firmadas com esses países. A Dinamarca tem se destacado como produtora de insumos biológicos, uma alternativa mais sustentável à agricultura do que os tradicionais químicos. Já a Holanda tem capacidade para financiar equipamentos e maquinário para a agricultura brasileira.

Fávaro também se encontrou com o enviado especial para o ambiente da Casa Branca, John Kerry, e agradeceu o compromisso dos EUA em conseguir US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia. Ele pediu apoio dos Estados Unidos por uma coalizão de todos os países das Américas para pressionar a União Europeia a não restringir a compra de produtos do desmatamento de maneira unilateral.

O evento AIM for Climate reuniu representantes dos governos para encontrar alternativas sustentáveis para impulsionar a produção agricultura.





Fonte: Da Redação
Data: 10/05/2023