Chuvas em Mato Grosso devem ficar acima da média e impactar agricultura


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, em novembro, a chuva será acima da média na maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com o retorno gradual das chuvas em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, com volumes que podem superar os 200 mm, acima do normal para o período.

Já nas regiões Norte e Nordeste as precipitações devem ficar abaixo da média, impactando os estados produtores do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O retorno das chuvas será importante para recuperar o armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e de Goiás, bem como para o início da safra de grãos, impactando positivamente o andamento da safra 2023/2024.

Em algumas áreas dos estados do Sul, o excesso de chuva e o consequente encharcamento do solo, poderão impactar na colheita dos cultivos iniciados no inverno e mais: impedirá a continuidade do plantio de sementes referentes aos cultivos de primeira safra. 

Mesmo com chuvas, o calor não deve dar trégua. As temperaturas devem ficar acima da média em Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Nestas localidades, os termômetros podem superar os 28°C.

Até o dia 16 de novembro, o fenômeno climático El Niño poderá provocar grandes volumes de chuvas que contribuirão para elevar os níveis de água no solo, com valores superiores a 90%. Nas demais regiões do país, o El Niño acentuará as condições de secas maiores do que o normal, com destaque para o bioma amazônico, principalmente no centro-leste da região, onde a influência do fenômeno é maior.





Fonte: Da redação
Data: 02/11/2023