Shopping Estação: Taxa de vacância em alta X Goiabeiras dá sinais de Recuperação.


NA CONTRAMÃO DO ESTAÇÃO OS SHOPPINGS TRADICIONAIS DA CIDADE DEMONSTRAM FORÇA E MOSTRA QUE O POVO CUIABANO É BAIRRISTA, VALORIZA O QUE É DA TERRA E NÃO ABRE MÃO DA FIDELIDADE E VALORIZAM A TRANQUILIDADE DE CENTROS COMERCIAIS MENORES.

 Os frequentadores do Shopping Estação Cuiabá, de propriedade da Allos - combinação  de negócios da antiga BRMalls e Aliansce Sonae aprovado pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições em novembro de 2022, tem percebido com estranheza o número de lojas desocupadas no empreendimento mesmo num período disputado entre comerciantes que focam nas vendas de final de ano.

Numa volta rápida pelo Shopping mesmo durante o mês de dezembro, é perceptível o movimento fraco nos corredores e dentro dos pontos comerciais. Muito disso, segundo fontes, se dá a má gestão da administração local do empreendimento, que não adotam estratégias de marketing e iniciativa para incentivar o aumento do fluxo, que apresenta melhoras naturais de movimentação nos finais de semana, com a movimentação das pessoas residentes em cidades circunvizinhas a capital mato-grossense que não possuem shopping center ainda.

O que tem salvado os operadores instalados no empreendimento que tem promovido uma verdadeira “caça às bruxas”, àqueles que não têm se curvado as condições desconexas da realidade econômica do país e as incertezas de futuro, impostas pela gestão local do Shopping, que por sinal, segundo dizem, tem os cabeças da administração com os dias contados a frente da gestão do mesmo.

Segundo pessoas ligadas à área, o Shopping Estação não tem entregado, embora tenha cobrado caro pelos aluguéis dos seus operadores, os resultados que a Cia esperava nas projeções feitas no processo de combinação de negócios, onde contavam com diminuição de custos e aumento de receitas. Porém, até agora nem todos os empreendimentos da Allos - que anunciou resultado 88% menor no balanço do terceiro trimestre desse ano - têm apresentado resultado esperado pelos acionistas, o que estaria causando insatisfação por parte da diretoria e acionistas da empresa.

Em entrevista recente o CEO da Allos falou que a empresa passa por um processo de “desinvestimento”, em entrevista à NeoFeed. Onde fala sobre existência de propostas em estudo, de empreendimentos que não estão de acordo com os planos da cia para futuro, e explica se o Shopping Estação Cuiabá estaria nos planejamentos da Allos de ser negociado, assim como ocorreu com o Shopping Jardim Sul que teve sua totalidade negociada e o Boulevard Shopping Bauru, que teve uma fatia de 43% negociada, rendendo as negociações, o montante de R$ 444.400,00 (quatrocentos e quarenta e quatro milhões e quatrocentos mil reais) ao caixa da companhia. Além dos Shoppings mencionados, a Allos informou que anunciou um memorando de desinvestimento da totalidade de sua participação nos Shoppings Boulevard Shopping Campos (onde possuía uma participação de 75%) e do Santana Parque Shopping (onde possuía uma participação de 36,7%) pelo valor de R$ 297.900.00 (duzentos e noventa e sete milhões e novecentos mil reais. (Fonte: NeoFeed)

Ao passo que a Cia foca em desacelerar e desfazer ativos desinteressantes para a Allos no Brasil, o presidente do grupo. 

Renato Rique, 
adquiriu a gestora portuguesa de ativos imobiliários Widerproperty e criou um fundo com o banco brasileiro BTG Pactual para consolidar o mercado português de shoppings.O Tavira Gran-Plaza, que foi inaugurado em 2009, é o primeiro centro comercial adquirido pelo Fundo Ibéria Shoppings I. (Fonte: 
negocios.pt)

Analisado sob este prisma, não se sabe se a inoperância do time local da atual administração já é reflexo ou não de um futuro ativo desinteressante ao grupo, que está nos planos de ser negociado.

NA CONTRAMÃO DO ESTAÇÃO OS SHOPPINGS TRADICIONAIS DA CIDADE DEMONSTRAM FORÇA E MOSTRA QUE O POVO CUIABANO É BAIRRISTA, VALORIZA O QUE É DA TERRA E NÃO ABRE MÃO DA FIDELIDADE E VALORIZAM A TRANQUILIDADE DE CENTROS COMERCIAIS MENORES:

Nesse movimento de debandada de lojistas na tentativa de fugir dos altos custos operacionais no Shopping Estação Cuiabá, que têm impactado quem frequenta o mall, com a presença de tantas lojas tapumadas, mas os adesivos não escondem e nem diminuem o espanto e surpresa dos frequentadores. Quando se traça uma comparação entre o Shopping Estação que perdeu muito dos seus frequentadores devido ao aumento exorbitante no valor cobrado pelo estacionamento, depois de um período de carência, onde na verdade se busca recuperar o que se dizia sido dado a título de cortesia no período de inauguração, agora é cobrado com juros e multa do povo de Cuiabá e das demais cidades de Mato Grosso. E embora o Shopping pense que isso passa despercebido pelas pessoas, engana-se.

Muitos lojistas aguardam as vendas de final de ano para migrarem para
outras lojas em outros centros comerciais da cidade, como o Pantanal Shopping que tem diminuído consideravelmente a sua taxa de vacância e o Goiabeiras Shopping, tradicional shopping da cidade, duramente impactado pela estratégia agressiva do Estação, adotada não só para com ele, mas também com os demais shoppings, tem feito um trabalho de prospecção de novos operadores e de reconquista dos antigos, num movimento em que tem recebido uma resposta positiva e tem lhe rendido novos contratos e muitas negociações em andamento. Grandes e tradicionais marcas de peso como Osklen, Brooksfield, Dudalina, Individual, Animale, Vivara, Lupo, Lança Perfume, Track&Field, 
 
 
John John Denim, Le Lis,  

JORGE BISCHOFF,  
 
Lupo, Capodarte, Havaianas, Oboticário, Aramis, Bayard, Cacau Show…enfim, e outras tradicionais e locais, Avenidas, BLM, Dom Manuel, Márcio Design, Casa Prado, Cloud, Confortable Shoes, além de possuir serviços como casa de câmbio da Western Union, atendimento da Polícia Federal, DETRAN, Best Intercâmbio, lavanderia 5aSec, Dedal, FCell, Iplace, Clínica Amor e Saúde, casa lotérica, entre outros….ainda possui segundo opinião dos próprios frequentadores, as melhores salas de cinema da cidade (da rede Cinemark) e possuir em suas instalações uma das melhores academias do Brasil, a Bodytech. E chocolaterias como Kopenhagen, Café e Prosa e Lugano, onde é possível desfrutar de bate papo com mais descontração e menos agitação.

Atualmente sob a administração da Soul Malls, o Shopping Goiabeiras tem adotado uma política de prospecção de novos clientes com foco num mix bastante diversificado, como forma de atrair o público que se identifica com o Goiabeiras de forma incondicional, por se identificar com o Shopping, que é o mais antigo da cidade e tem guardado em suas memórias boas recordações do empreendimento.

Com estacionamento totalmente coberto, o Shopping que embora tenha anos de construído, conta com toda infraestrutura digna dos shoppings mais modernos e uma excelente localização. 

Pois é, a vida é feita de escolhas e oportunidades. Quem há cinco anos viu na facilidade oferecida pelo Estação de surfar na crista da onda do novato que chegou prometendo mundos e fundos e derrubando os de casa no tapetão, hoje vêem no Goiabeiras a oportunidade de manter seus negócios com base no que efetivamente representa credibilidade, que mesmo diante da presença do gigante que tentou lhe engolir e o abalou, permanece firme e forte, e com grandes sinais e concretos planos de tornar-se o número um no coração do povo de Cuiabá e de Mato-Grossense. 





Fonte: Da redação
Data: 05/12/2023