
Para quem vai celebrar a chegada de 2024 com um copo de bebida na mão e não quiser começar o ano já enfiando o pé na jaca, a dica de nutricionistas é ficar de olho nas calorias das bebidas alcoólicas ingeridas - que são, na verdade, as grandes vilãs das dietas - e não os pratos tipicamente consumidos nesta época.
🍻 Entre as bebidas mais populares das festas de fim de ano estão a cerveja, o espumante, a caipirinha, o gin e o vinho.
Para se ter uma ideia, um prato com uma proteína, salpicão, arroz e até um pudim de sobremesa tem menos calorias do que duas caipirinhas!
🚨 Mas atenção: nada de querer compensar e trocar um prato de comida por um drink! Além de aumentar o risco de ressaca é preciso lembrar que o álcool tem um ponto de partida negativo: é uma fonte de caloria vazia. Ou seja, não tem nenhum nutriente ou benefício para o corpo, diferentemente dos alimentos.
Sem falar que o álcool é uma substância tóxica e não existe dose segura para o seu consumo, alerta a Organização Mundial da Saúde
Se pensarmos em calorias, a bebida alcóolica é a verdadeira vilã. Isso porque ela pode ter mais calorias que o alimento, sem entregar nenhum nutriente. E, como é líquida, as pessoas acabam consumindo-a em um volume maior.
— Marina Nogueira, nutricionista e influenciadora sobre nutrição.
Fonte: G1
Data: 31/12/2023