Três municípios de Mato Grosso retomam recomendação de uso de máscaras devido à identificação de uma nova subvariante.


Depois de confirmar dois óbitos relacionados à Covid-19 em Água Boa (730 km de Cuiabá) e Sorriso, três cidades de Mato Grosso divulgaram uma comunicação à população, aconselhando o retorno ao uso de máscaras como medida para prevenir a contaminação pelo vírus. Além de Água Boa, Nova Xavantina (650 km de Cuiabá), no Vale do Araguaia, e Cáceres, a 220 quilômetros da capital, também emitiram comunicados semelhantes, orientando os moradores a adotarem medidas básicas de prevenção contra a Covid-19.

Essa recomendação foi feita em resposta ao aumento no número de casos da doença nessas localidades e ao surgimento de uma nova subvariante em Mato Grosso: a JN 2.5, derivada da variante ômicron do vírus. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu um alerta oficial às cidades do estado, solicitando a retomada das medidas preventivas e a intensificação da vacinação.

De acordo com informações da Prefeitura de Água Boa, somente neste mês foram registrados 30 novos casos de Covid-19, além de uma morte confirmada em decorrência da doença.

Em Cáceres, 157 casos estão sob monitoramento, e 14 pessoas encontram-se internadas. Desde o início da pandemia, em 2019, a cidade, localizada na região do Pantanal mato-grossense, registrou 22.819 casos confirmados e 496 mortes.

Diferentemente das outras duas cidades, Nova Xavantina teve apenas dois casos de Covid-19 na semana passada, dos quais um paciente permanece internado. Apesar disso, o município declarou estado de alerta devido à possibilidade de proliferação do vírus.

NOVA SUBVARIANTE

No início da segunda quinzena de janeiro, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso da subvariante JN 2.5 no Brasil, com quatro casos registrados em Mato Grosso. Quatro mulheres de Cuiabá testaram positivo para essa nova cepa e foram hospitalizadas.

Três delas se recuperaram e estão estáveis, em isolamento domiciliar sob a supervisão da Vigilância Municipal. A quarta paciente, segundo a SES-MT, permaneceu internada e faleceu devido a um quadro de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). No entanto, a morte está sendo investigada, e não é possível afirmar se há uma ligação direta com a nova subvariante.

USO DE MÁSCARA

O uso de máscaras é recomendado para pessoas com sintomas gripais e profissionais de saúde, especialmente dentro das unidades. Além disso, é aconselhável a lavagem das mãos, e quando isso não for possível, a utilização de álcool para higienização. Manter o distanciamento seguro em locais com maior aglomeração também é uma prática recomendada.





Fonte: Da redação
Data: 30/01/2024