Estudantes já podem solicitar isenção da taxa do Enem 2024


Prazo para solicitação vai até 26 de abril; curso Pré-Enem Digit@l MT prepara mais de 17 mil estudantes para a prova

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato Grosso já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo começou nesta segunda-feira (15.04) e vai até o dia 26 de abril, também válido para o envio da Justificativa de Ausência.

Para obter isenção da taxa de inscrição, o participante deve comprovar que fez o Ensino Médio completo na rede pública, ser bolsista integral de escola particular com renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo, ou ser membro de família em situação de vulnerabilidade social inscrita no CadÚnico. Estudantes contemplados pelo programa federal Pé-de-Meia também têm direito à isenção.

No caso da Justificativa de Ausência, quem obteve gratuidade em 2023, mas não fez a prova, precisa comprovar o impedimento para a realização do exame no ano anterior. Alunos que pagaram para fazer a prova em 2023 e pretendem pedir gratuidade em 2024 não precisam justificar a ausência.

Mais de 17 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da EJA se inscreveram no curso preparatório Pré-Enem Digit@l MT, oferecido gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso. Durante os nove meses do curso, serão realizados aulões presenciais e online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem.

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032. O cronograma do Enem 2024 inclui prazos para pedir isenção, recursos e resultado dos recursos, conforme informações disponíveis no site do Enem. Click no link
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br)





Fonte: Gazeta Digital
Data: 16/04/2024