Economia em Ascensão Setor da Beleza em Mato Grosso Cresce 16% em Quatro Anos


Mercado da beleza em expansão impulsiona empreendedorismo e busca por qualificação em Mato Grosso

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae/MT revelou um crescimento significativo de 16% na abertura de novos negócios no setor da beleza entre os anos de 2019 e 2023 em Mato Grosso. No âmbito nacional, o setor abriga pouco mais de 1 milhão de pequenos negócios, enquanto em Mato Grosso são cerca de 21 mil.

O estudo foi conduzido com o objetivo de identificar oportunidades de inovação e negócios, compreender o perfil dos empreendedores e consumidores, para apoiar o crescimento e a tomada de decisões do pequeno negócio.

Entre os empreendedores entrevistados, mais de 82% são microempreendedores individuais (MEI’s) e 18% são microempreendedores (ME). A maioria dos negócios (73%) está estabelecida há mais de três anos, e 39% dos entrevistados atuam sozinhos no empreendimento neste setor.

Com o aumento dos negócios neste mercado, o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, destaca a importância dos empreendedores se atentarem às novas tendências, inovações, posicionamentos e estratégias para garantirem que suas marcas se destaquem em meio à concorrência acirrada.

A empreendedora Elisa Lacal, que atua no setor da beleza com procedimentos de harmonização facial, ressalta a importância da atualização constante e do investimento em cursos e capacitações para se profissionalizar cada vez mais na área e atender o cliente da melhor maneira possível, principalmente quem atua com foco em saúde.

Para lidar com as dificuldades do mercado, os profissionais buscam nas redes sociais uma aliada para vender seus produtos, serviços e apresentar os resultados aos clientes. "Com certeza o digital soma em todo este processo, é importante destacar que os empresários devem ser bastante proativos, inovadores e estar sempre em busca de maneiras de melhorar a sua proposta de valor, suas ofertas, seus processos, para garantir que eles não apenas acompanhem essas tendências, mas também liderem essas inovações no mercado, tanto em lojas físicas como virtuais", disse o gestor de Varejo do Sebrae/MT.

A pesquisa foi realizada com empresários e clientes por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 427 empresários do setor e 447 usuários de serviços de beleza.





Fonte: Da redação
Data: 24/04/2024