INSS começa a pagar antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas


Antecipação do décimo terceiro pelo INSS beneficia mais de 33,6 milhões de segurados

Mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela do décimo terceiro até 8 de maio, seguindo o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O pagamento será antecipado pelo quinto ano consecutivo, com valores e datas disponíveis para consulta no aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss. O atendimento telefônico também está disponível pelo 135.

A antecipação do décimo terceiro foi estabelecida em março e segue um calendário diferente das datas tradicionais, em agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo devido à pandemia, e em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho. A antecipação injetará R$ 67,6 bilhões na economia, sendo R$ 33,68 bilhões referentes à primeira parcela, paga entre o fim de abril e o início de maio, e o restante, à segunda parcela, paga no fim de maio e início de junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela, exceto aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, cujo valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária também terão direito a uma parcela menor, conforme a duração do benefício. Segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito ao décimo terceiro.





Fonte: Da redação
Data: 24/04/2024