Edson Fachin do STF nega pedido de ex-deputado por pensão de governador


Ex-deputado buscava reaver aposentadoria de governador, mas teve pedido negado pelo STF

O ex-deputado estadual Moisés Feltrin teve seu pedido de reaver uma aposentadoria especial negado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 23 de abril. Feltrin buscava reaver uma pensão que recebia do Estado de Mato Grosso por ter sido governador por 33 dias em 1990 e 1991.

A pensão de Feltrin foi suspensa em 2018, após uma decisão do STF que considerou inconstitucional o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores e seus substitutos constitucionais. O ex-deputado alegava que recebeu o benefício por mais de 20 anos e que seus direitos foram adquiridos de boa-fé.

Além de tentar reaver a pensão, que atualmente tem valor de R$ 35 mil, Feltrin buscava o pagamento dos valores retroativos desde a data da suspensão, em novembro de 2018. No entanto, Fachin apontou que a reclamação de Feltrin não era cabível, pois a via processual escolhida não era a correta.

Feltrin assumiu o posto de governador após a renúncia de Carlos Bezerra (MDB) e a licença de saúde do vice-governador à época, Edison Freitas de Oliveira. Ele era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu o comando do Executivo por 33 dias até transmitir a faixa para o então governador eleito Jayme Campos (União).





Fonte: ESTADÃOMT
Data: 25/04/2024