Polícia Deflagra Operação Carona Final e Cumpre 41 Mandados Contra Associação Criminosa de Tráfico Interestadual


Investigação de um ano revela esquema de transporte de drogas entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul usando caronas com caminhoneiros

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis deflagrou nesta terça-feira a Operação Carona Final, com o cumprimento de 41 mandados judiciais contra uma associação criminosa investigada por tráfico de drogas interestadual entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A operação visa cumprir 13 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão e 16 bloqueios judiciais de contas bancárias ligadas aos alvos. As ordens judiciais estão sendo executadas nas cidades mato-grossenses de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Poxoréu, Pontes e Lacerda e Tapurah, além de Coxim, Nova Alvorada do Sul, Dourados e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A investigação da Derf de Rondonópolis, iniciada em junho do ano passado, revelou uma associação criminosa estruturada em pelo menos três núcleos de funcionamento: liderança e organização financeira, transporte e logística, e distribuição de drogas nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis.

O nome da operação, Carona Final, refere-se ao método utilizado pelos criminosos para transportar entorpecentes entre os dois estados. A droga era buscada na região de Dourados (MS) e transportada por caminhoneiros que davam carona aos criminosos. As drogas eram disfarçadas em malas que supostamente continham roupas e objetos pessoais, mas, na verdade, cada mala transportava cerca de 26 quilos de entorpecentes. Durante as investigações, uma das cargas, com quase 300 quilos de drogas, foi interceptada em Mato Grosso do Sul.

A operação contou com o apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado, Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Delegacia de Homicídios de Rondonópolis, Delegacias de Poxoréu, Pontes e Lacerda e Tapurah, além das Delegacias de Dourados e Coxim e da Delegacia de Roubos e Furtos de Campo Grande (MS).

Para mais informações, acompanhe os desdobramentos desta operação através dos canais oficiais da Polícia Civil.





Fonte: ESTADÃOMT
Data: 28/05/2024