Polícia Civil deflagra Operação North Banks contra furtos a bancos


GCCO cumpre 20 mandados de prisão e busca em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tapurah e Cuiabá para desmantelar organização criminosa responsável por furtos a agências bancárias.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) deflagrou nesta terça-feira, 18 de junho, a Operação North Banks, para cumprir 20 mandados de prisão e busca contra suspeitos de furtos a agências bancárias no norte de Mato Grosso. As ordens foram expedidas pelo juiz Anderson Clayton Dias Batista, da 5ª Vara Criminal de Sinop.

As ações ocorrem em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tapurah e Cuiabá, investigando crimes de organização criminosa, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, praticados entre abril e junho de 2022. As agências do Banco da Amazônia, Itaú, Banco do Brasil, Santander e Bradesco foram alvos dos criminosos.

Dois presos coordenavam os furtos de dentro das prisões, enquanto outros 13 envolvidos executavam as ações, com tarefas específicas. Um dos líderes, I.D.C.D.S., organizava as operações de dentro da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira em Sinop, enquanto R.S.D.J., também preso, contava com a ajuda de sua esposa para pagamentos via Pix.

Os criminosos roubaram armas, coletes balísticos, munições, rádios comunicadores e dinheiro. A operação visa desmantelar essa organização criminosa e aumentar a segurança nas agências bancárias da região.





Fonte: ESTADÃO MAT0 GROSSO
Data: 18/06/2024