
Nesta terça-feira (02.07), a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou a Operação Lei e Ordem, com o objetivo de cumprir 10 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvidos no homicídio de Rogério Ricard Santos, irmão de um sargento da Polícia Militar.
A operação, que conta com apoio da DHPP de Campo Grande (MS), executa cinco mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá e Campo Grande. Os suspeitos são investigados por homicídio qualificado, emprego de meio cruel, e impossibilitação de defesa da vítima, além de participação em organização criminosa e tentativa de obstruir a investigação.
O crime ocorreu em 17 de fevereiro de 2022, no bairro 1º de Março, em Cuiabá. Rogério Ricard Santos foi brutalmente espancado por membros da facção criminosa, chegando a ser socorrido ao Hospital Municipal de Cuiabá, onde faleceu devido aos ferimentos. As investigações revelaram que o verdadeiro alvo dos criminosos era o irmão policial da vítima, e que o assassinato foi uma tarefa dada a um membro da facção para reabilitar-se dentro da organização.
Durante a investigação, um policial da DHPP foi ameaçado por integrantes do grupo criminoso para encerrar a apuração. “Ficou evidente a ação da facção criminosa em tentar impedir a investigação, caracterizando, além dos demais crimes, a conduta de obstruir investigação de organização criminosa”, afirmou o delegado Maurício Maciel, responsável pela operação.
A operação Lei e Ordem faz parte de um planejamento estratégico da DHPP para reprimir crimes violentos e prender os responsáveis. O planejamento incluiu a análise criminal e o mapeamento de inquéritos que indicavam a autoria de crimes cometidos a mando de facções criminosas na região metropolitana de Cuiabá.
Recentemente, a DHPP também deflagrou a Operação Sicários, com 16 mandados de prisão e busca e apreensão contra membros de facções criminosas envolvidos em homicídios em Cuiabá e Várzea Grande. “A DHPP tem implementado esse planejamento para reprimir crimes violentos, com uma atuação repressiva qualificada que impacta diretamente na prevenção de delitos através das prisões dos executores”, destacou o delegado Rodrigo Azem, titular da unidade especializada.
Coletiva de Imprensa
Os delegados Rodrigo Azem e Maurício Maciel Pereira Júnior falarão sobre a operação em coletiva de imprensa, às 09h30 desta terça-feira (02.07), na sede da DHPP, localizada na Av. Tenente-coronel Duarte, 1044 – Centro/Cuiabá.
Fonte: SECOM MT
Data: 02/07/2024