
O Governo de Mato Grosso enviou uma Estação de Rádio Base móvel (ERB) para a região do Pantanal, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), para reforçar a comunicação das equipes de segurança que atuam no combate aos incêndios. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), visa melhorar o suporte de comunicação através de um posto de comando montado na Fazenda Santa Isabel, próxima à Transpantaneira (MT-060), a cerca de 130 km do centro de Poconé.
A ERB móvel faz parte da Rede Digital de Radiocomunicação da Sesp, que abrange os 142 municípios do Estado e mais 30 distritos, com um investimento de cerca de R$ 90 milhões. O equipamento, que inclui um repetidor de sinal para áreas remotas, permite comunicação em um raio de até 20 quilômetros a partir do posto de comando. No Pantanal, a estação é operada em parceria com a Defesa Civil do Estado.
Segundo o secretário adjunto de Defesa Civil, coronel BM César Brum, a mobilidade da estação rádio base permite levar cobertura de sinal diretamente às equipes que estão na linha de frente dos incêndios florestais, integrando-as à rede de rádio de toda a segurança pública. "A comunicação em um desastre é fundamental para o comando e controle das ações de resposta, colaborando para a estruturação de toda a logística da operação e a eficiência das ações," afirma o secretário.
A ERB móvel permite que as equipes se comuniquem diretamente com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em Cuiabá e com o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros. Além disso, facilita a comunicação com os rádios de todas as viaturas envolvidas no combate ao fogo.
O tenente PM Leandro Alves, técnico do Ciosp, explica que a estação é montada sobre uma caminhonete 4x4 equipada com uma antena de 15 metros de altura, permitindo deslocamento próximo aos locais de incêndio para garantir comunicação eficiente durante as operações.
A ERB móvel também possui uma estação reserva, garantindo que, em caso de falha da estação principal, a comunicação seja mantida com o uso da estação secundária. O equipamento conta ainda com um gerador de energia para assegurar seu funcionamento contínuo.
Fonte: SECOM MT
Data: 02/07/2024