
O Hospital Metropolitano, uma unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, realizou 600 cirurgias bariátricas entre janeiro e junho de 2024. Este hospital é uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso para procedimentos bariátricos.
Em junho, o Hospital Metropolitano realizou 100 cirurgias bariátricas. No semestre, foram feitas 3.369 consultas com cirurgiões bariátricos, 565 exames de endoscopia e 154 de colonoscopia, além de outros exames necessários.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do Hospital Metropolitano no SUS em Mato Grosso, proporcionando um acompanhamento integral e de qualidade aos pacientes.
“O Hospital Metropolitano é referência no SUS em Mato Grosso na especialidade de bariátrica e tem se destacado pelo excelente desempenho. Somente no ano passado, realizamos 1.110 cirurgias bariátricas e, neste ano, já superamos a marca de 600 cirurgias. Nosso objetivo é garantir um serviço de alta qualidade, desde o pré-operatório até o acompanhamento pós-operatório desses pacientes”, afirmou.
Os pacientes são encaminhados para o Hospital Metropolitano através do Sistema Estadual de Regulação (SISREG), conforme a disponibilidade de vagas.
A diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, explicou que o hospital acompanha os pacientes desde a primeira consulta com o cirurgião, passando por consultas com especialistas e exames com cardiologista, pneumologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra.
“No Hospital Metropolitano, o paciente conta com uma equipe multidisciplinar que oferece acompanhamento integral desde o pré-operatório, essencial para a cirurgia bariátrica, até o pós-operatório. O intervalo entre a primeira consulta e a cirurgia é de aproximadamente 45 dias”, esclareceu a gestora.
Atualmente, o Hospital Metropolitano possui 208 leitos, incluindo 40 leitos de UTI geral, 10 leitos de UTI Covid-19 e 158 leitos de enfermaria.
Além de ser referência em cirurgias bariátricas, o hospital oferece especialidades como ortopedia, cirurgia geral, urologia, neurologia clínica, neurocirurgia, clínica médica, cirurgia vascular e atende demandas relacionadas à Covid-19.
Fonte: SECOM MT
Data: 02/07/2024