Governador Mauro Mendes propõe criação da INVEST MT


Projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa busca desburocratizar a captação de investimentos e promover produtos e serviços do estado.

O governador Mauro Mendes enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa a criação da Agência Mato-Grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade – INVEST MT. A proposta foi encaminhada nesta terça-feira (02/07) e tem como objetivo principal a atração de investimentos e a promoção comercial dos produtos e serviços de Mato Grosso.

Segundo o governador, a criação da INVEST MT, que será vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, permitirá a redução da burocracia, facilitando o empreendedorismo no estado. “Nossa equipe técnica buscou maneiras de integrar e desburocratizar os serviços de captação de investimentos em Mato Grosso. Analisamos experiências de outras Agências de Promoção de Investimentos no país e observamos resultados significativos,” explicou Mauro Mendes.


A INVEST MT será responsável por buscar oportunidades de investimentos no Brasil e no exterior, ajudando empresas a se estabelecerem em Mato Grosso. Além disso, a agência apoiará ações que fomentem o ambiente de negócios, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da competitividade da economia regional.


Mauro Mendes destacou que a criação da agência está alinhada com outras medidas já adotadas pelo governo para promover o desenvolvimento econômico do estado. “Com a INVEST MT, vamos otimizar a colaboração entre órgãos estaduais e o setor privado, fortalecendo as condições competitivas para atrair e promover investimentos. Isso impulsionará outros setores, como o desenvolvimento tecnológico e o aumento das exportações, incentivando a inovação e a melhoria do ambiente de negócios,” afirmou o governador.


Além de promover investimentos, a INVEST MT também será responsável por pactuar informações que contribuam para o desenvolvimento do estado e acompanhar a atividade empresarial das sociedades assistidas. A agência deverá compilar dados e estatísticas sobre o crescimento de Mato Grosso e participar de feiras e eventos para promover os produtos do estado tanto no Brasil quanto no exterior.


A proposta agora será analisada pelos deputados da Assembleia Legislativa. Uma vez aprovada, retornará para a sanção do governador.





Fonte: SECOM MT
Data: 03/07/2024