Operações da Polícia Civil Combatem Tráfico de Drogas e Resultam em 163 Prisões


Delegacia Especializada realiza 14 operações e apreende 4,5 toneladas de drogas, desarticulando redes de tráfico e 'delivery

No primeiro semestre de 2024, a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil realizou 14 grandes operações que resultaram na prisão de 163 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Dessas prisões, 73 foram em flagrante e 90 por mandado judicial, com o cumprimento de 132 mandados de busca e apreensão domiciliar.

Além das prisões, as operações resultaram na apreensão de substâncias como maconha, pasta base, cocaína e drogas sintéticas. A DRE também confiscou 19 veículos, seis armas de fogo, diversas munições e mais de R$ 62,8 mil em dinheiro.

Um dos destaques do semestre foi a destruição de 4,5 toneladas de entorpecentes, incluindo maconha, pasta base, cocaína, drogas sintéticas e anabolizantes, que foram incineradas após apreensão pelas forças de segurança.

O delegado titular da DRE, Wilson Cibulski Júnior, destacou a atuação abrangente da delegacia no combate ao tráfico de drogas, que inclui desde a repressão ao tráfico doméstico até a desarticulação de organizações criminosas. A estratégia inclui também o confisco de bens e patrimônio obtidos com atividades ilícitas.

Entre as operações realizadas, a "Operação Zona Quente" se destacou por fechar vários pontos de venda de drogas na capital e região metropolitana, enquanto a "Operação Escocês" e outras operações semelhantes focaram na desarticulação de organizações de "delivery" de drogas sintéticas. Em março, a "Operação Doce Amargo III" cumpriu 151 ordens judiciais, com destaque para mandados de prisão e bloqueio de contas bancárias de traficantes de drogas sintéticas na região metropolitana de Cuiabá.

A "Operação Rateio" também desmantelou uma rede de tráfico de drogas sintéticas, com a execução de 39 ordens judiciais. As investigações revelaram que os traficantes distribuíam drogas sintéticas como ecstasy e LSD, comercializando-as em menor escala para alimentar o mercado de varejo dessas substâncias na capital e em Várzea Grande.





Fonte: Governo do Estado de MT
Data: 25/07/2024