Desembargador Machado Pressiona por Nomeação de Wesley Sanchez no TJMT


Desembargador Marcos Machado Defende Nomeação de Promotor Wesley Sanchez para Vaga no TJMT

Durante evento na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Marcos Machado, afirmou enfaticamente que irá 'brigar' com o governador Mauro Mendes (União) caso ele não nomeie o promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda como próximo desembargador na vaga que será deixada pela aposentadoria compulsória de Paulo da Cunha, conforme previsto pelo Quinto Constitucional. A declaração foi feita durante o lançamento do livro do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti Cruz.
 
"Eu espero sinceramente, tá lá, no fundo, o doutor Wesley Larceda, que venha ele ser o sucessor, né, espero. Se não nós vamos brigar um pouco mais com o governador né Orlando [Perri]? Um pouco mais", disse Machado durante o evento, dirigindo-se ao também desembargador Orlando Perri.
 
Antes da declaração polêmica, Machado homenageou Paulo da Cunha, que completará 75 anos em agosto e, consequentemente, se aposentará compulsoriamente, abrindo a vaga para que o Ministério Público apresente uma lista sêxtupla de candidatos. "Vai nos deixar, mas está vendendo saúde, vitalidade, disposição. E vem para o evento acadêmico, como sempre prestigiou, foi diretor da Escola, foi comigo o fundador do nosso grupo de estudo, então não tem como não fazer essa referência e agradecê-lo", afirmou Machado.
 
A manifestação pública de Marcos Machado confirma uma articulação em favor da nomeação de Wesley Sanchez para a vaga de desembargador. Sanchez, que atualmente é chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco), foi o mais votado na lista tríplice para o Quinto Constitucional no final do ano passado. No entanto, o governador Mauro Mendes optou por nomear o desembargador Marcos Regenold na ocasião. Fontes revelam que, na época, Machado chegou a ligar para o governador em apoio a Sanchez.
 
Em uma nova articulação, o atual Procurador-Geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, também busca uma vaga no Pleno do Tribunal de Justiça, destinada ao Ministério Público pelo Quinto Constitucional. Com a aposentadoria de Paulo da Cunha e a futura aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges no próximo ano, Deosdete anunciou que não buscará a reeleição ao comando do Ministério Público no final deste ano, visando sua nomeação ao TJMTt.





Fonte: Gazeta Digital
Data: 31/07/2024