
Na tarde de quarta-feira (08.08), a Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu uma grande quantidade de camisetas falsificadas do Cuiabá Esporte Clube em uma ação realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon). Os produtos contrafeitos foram encontrados com dois vendedores que os exibiam em varais instalados na Avenida Érico Preza, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá.
Os dois homens foram conduzidos à Decon para depoimentos e, após serem ouvidos, foram liberados. Eles responderão por crimes relacionados à falsificação, que podem resultar em penas de até 5 anos de prisão e multa.
Com a chegada do segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série A, a demanda por produtos relacionados ao Cuiabá Esporte Clube e outros times grandes está em alta, o que também aumenta o comércio de itens falsificados. O delegado da Decon, Rogério Ferreira, destacou que a delegacia intensificará as operações contra a pirataria. A Operação Gol Contra será realizada em lojas e nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande, além do entorno da Arena Pantanal durante os dias de jogo.
De acordo com dados divulgados pela CBF, o futebol brasileiro contribui com 0,72% do PIB nacional, totalizando R$52,9 bilhões anuais. Estudos indicam que 37% das camisas de times vendidas no país são falsificadas, causando prejuízos significativos aos clubes, especialmente ao Cuiabá.
Após a conclusão da perícia, as camisetas apreendidas serão doadas a crianças e adolescentes carentes por meio de programas e organizações sociais sem fins lucrativos de Cuiabá e Várzea Grande.
Para denunciar práticas de crimes contra as relações de consumo, os consumidores podem comparecer à Decon na Rua General Neves, nº 69, Duque de Caxias I, Cuiabá-MT, ligar para (65) 3613-8923, ou enviar um e-mail para decon@pjc.mt.gov.br. Também é possível fazer denúncias anônimas pelo telefone 197 ou registrar boletim de ocorrência em qualquer delegacia de Polícia de Mato Grosso ou através da Delegacia Virtual (https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam).
Fonte: Governo do Estado de MT
Data: 08/08/2024