
O cenário político para as eleições de 2024 em Mato Grosso revela uma disputa intensa entre os principais partidos, com o União Brasil, presidido no estado pelo governador Mauro Mendes, liderando em número de candidaturas. O partido apresentará 1.455 candidatos, incluindo 95 para prefeituras, 36 para vice-prefeituras e 1.324 para vereadores.
O Partido Liberal (PL), sob a liderança de Ananias Filho no estado e associado nacionalmente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, é o segundo com mais candidaturas, totalizando 1.266. Em seguida, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), liderado por Carlos Bezerra, ex-deputado federal, conta com 1.153 candidatos.
O Republicanos, presidido por Adilton Sachetti, ex-prefeito de Rondonópolis, ocupa a quarta posição no estado. O Partido dos Trabalhadores (PT), associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparece na décima posição com 551 candidatos, a maioria disputando vagas de vereador, ficando atrás de partidos como PSB, PP, PRD, PSDB e Podemos.
Na outra extremidade, o Partido da Causa Operária (PCO) terá o menor número de candidatos, com apenas um candidato a vereador em Cuiabá, Ricardo Tomaz, que inicialmente pretendia concorrer à prefeitura, mas desistiu por razões não divulgadas.
Fonte: UnicaNews
Data: 20/08/2024