Deputado Dr. João comemora retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso após cinco anos de luta


O deputado estadual Dr. João (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), celebrou nesta segunda-feira (02) a retomada dos transplantes de rim no estado, um marco que ele considera como um dos maiores desafios de sua carreira política. A ordem de serviço foi emitida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), e os procedimentos serão realizados no Hospital São Mateus, em Cuiabá, credenciado por meio do Chamamento Público nº 002/2024.

"Desde o meu primeiro dia na Assembleia Legislativa, lutei para que os transplantes voltassem. Agora, finalmente, podemos dizer que realizamos mais um sonho para a saúde de Mato Grosso, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida de muitos que sofrem", destacou Dr. João.

Com o credenciamento do Hospital São Mateus, as equipes começarão as avaliações clínicas dos pacientes, e o primeiro transplante renal deve ocorrer em até três meses. Atualmente, cerca de 2 mil pacientes em Mato Grosso estão em tratamento de hemodiálise, e a Central Estadual de Transplantes estima que 40% a 50% desses pacientes poderão se beneficiar do procedimento.

Dr. João foi peça chave na retomada dos transplantes, conduzindo inúmeras reuniões com a SES. Ele também fez história na medicina do estado em 1992, ao realizar o primeiro transplante renal em Mato Grosso, no Hospital Geral Universitário (hoje Hospital Geral), junto a sua equipe. O paciente, Valdinei Azevedo, viveu por mais 15 anos após o transplante, desfrutando de uma vida saudável.

Além disso, Dr. João participou da primeira captação de fígado em Mato Grosso, coordenando a transferência do órgão para salvar uma vida em outro estado, com o apoio de uma equipe da USP no Hospital Santa Helena, em Cuiabá.





Fonte: Impacto Geral
Data: 03/09/2024