
Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Aqua Fortis para combater um esquema bilionário de lavagem de dinheiro proveniente da extração e comércio ilegal de ouro em garimpos no Mato Grosso e Pará. Cerca de 60 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão em São José do Rio Preto e um em São Paulo, todos expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Paulo.
As investigações revelaram um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresários que comercializavam ilegalmente ouro, utilizando empresas de fachada e "laranjas" para ocultar a origem dos recursos ilícitos. Nos últimos quatro anos, aproximadamente R$ 3 bilhões em recursos sem origem lícita foram movimentados.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens dos investigados, totalizando até R$ 1,3 bilhão, incluindo imóveis, veículos e ativos financeiros. Entre os investigados, há um caçador profissional, cuja residência foi alvo de buscas, com apoio do IBAMA. Os materiais apreendidos serão analisados pela PF, e os envolvidos poderão responder por crimes de extração e comércio ilegal de ouro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Fonte: Gazeta Digital
Data: 10/09/2024