Polícia Civil executa 16 mandados contra grupo criminoso ligado à sonegação fiscal


A Operação Japeusá, deflagrada pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) nesta quinta-feira (09/10), busca desmantelar um esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas de Mato Grosso e Minas Gerais. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, contra pessoas físicas e jurídicas suspeitas de crimes contra a ordem tributária, como sonegação, associação criminosa e falsidade ideológica.

As investigações revelaram que o esquema utilizava empresas de fachada para ocultar os verdadeiros beneficiários, com práticas ilegais como falta de destaque de ICMS, cancelamento excessivo de notas fiscais e movimentação de mercadorias sem documentação fiscal. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira após ação conjunta entre a Polícia Civil e a 14ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital.

A operação está sendo executada em Cuiabá e Barra do Bugres (MT), além de Uberlândia (MG), com o apoio de várias delegacias especializadas e a Polícia Civil de Minas Gerais. O nome “Japeusá” faz alusão ao mito guarani de um homem mentiroso e trapaceiro, castigado a viver como um caranguejo, representando a fraude e o retrocesso.





Fonte: Governo de MT
Data: 10/10/2024