PF cumpre mandados contra desembargadores em MT


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação Sisamnes, que investiga um esquema de venda de sentenças judiciais envolvendo desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Dois magistrados, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, já afastados de suas funções desde agosto, agora serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Além disso, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. A ação inclui também a prisão preventiva de um investigado em Cuiabá. A operação apura a atuação de uma rede criminosa formada por advogados, lobistas, empresários, assessores e chefes de gabinete, acusados de corrupção, exploração de prestígio e vazamento de informações sigilosas.


Um dos alvos é Andreson Gonçalves, apontado como lobista do advogado Roberto Zampieri, morto em 2023, já investigado por outra operação da PF em outubro deste ano. Segundo os investigadores, o grupo negociava decisões judiciais e informações privilegiadas sobre operações policiais.


A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que acompanha o caso. Já as defesas dos magistrados ainda não se manifestaram sobre as acusações.






Fonte: G1MT
Data: 26/11/2024