
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o país “não precisa” do Brasil e da América Latina, destacando que “eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles”. A declaração foi dada durante cerimônia no Salão Oval da Casa Branca, no início de seu novo mandato, ao responder a perguntas da jornalista Raquel Krähenbühl, da Globonews.
Ao ser questionado sobre uma proposta de paz para a Guerra da Ucrânia elaborada por China e Brasil, Trump demonstrou desconhecimento sobre o assunto: “Acho ótimo, estou pronto para discutir [propostas de paz]. O Brasil está envolvido nisso? Não sabia. Você é brasileira?”, disse à repórter.
Em seguida, ao ser perguntado sobre a relação com o Brasil e a América Latina, reforçou a postura: “É ótima. Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles.”
Durante o evento, Trump assinou decretos controversos que incluem barreiras tarifárias contra diversos países, entre eles o Brasil, endurecimento na fiscalização migratória, estímulo à exploração de combustíveis fósseis e o fim de políticas de diversidade. Ele também anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris e a revogação de 78 ações implementadas pelo ex-presidente Joe Biden.
As primeiras ordens foram assinadas diante de milhares de apoiadores no ginásio Capital One Arena, em Washington, antes de seguir para a Casa Branca. As medidas marcam uma guinada em relação às políticas do governo anterior, refletindo a agenda conservadora de Trump.
Fonte: DA FOLHAPRESS
Data: 21/01/2025