
Nesta sexta-feira (31), cerca de 268 mil contribuintes que regularizaram pendências com a Receita Federal recebem o depósito de suas restituições. O lote inclui também valores de anos anteriores, totalizando R$ 864,83 milhões.
Desse montante, R$ 402,88 milhões são destinados a contribuintes com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e profissionais do magistério. O destaque vai para os 125.751 contribuintes que informaram a chave Pix vinculada ao CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, que desde 2023 têm prioridade no pagamento.
A consulta às restituições está aberta desde o dia 24 e pode ser feita no site da Receita Federal, no aplicativo oficial ou no e-CAC. O pagamento é realizado diretamente na conta ou na chave Pix informada na declaração. Caso o depósito não seja efetuado devido a erros, como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Para mais informações, o contribuinte pode acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do banco. Após o prazo de um ano, a solicitação deverá ser feita no Portal e-CAC, na seção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O processo é mais um passo para a eficiência e transparência no atendimento aos contribuintes.
Fonte: EBC Agência Brasil
Data: 31/01/2025