Lula indica Verônica Sterman para o Superior Tribunal Militar


Advogada deve passar por sabatina no Senado antes de assumir cargo na Corte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, neste sábado (8), a advogada Verônica Abdalla Sterman para uma cadeira no Superior Tribunal Militar (STM). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), coincidindo com o Dia Internacional da Mulher.

Para assumir o cargo, Sterman ainda precisa ser sabatinada pelo Senado e ter seu nome aprovado. Ela ocupará a vaga destinada à advocacia, que ficará aberta em abril com a aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, atual vice-presidente do tribunal.

A escolha foi defendida pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Sterman já atuou como advogada de Gleisi e de seu ex-marido, Paulo Bernardo, em casos relacionados à Operação Lava Jato.

Com 40 anos, Verônica Sterman é formada em Direito pela PUC-SP e tem mestrado em Direito Penal pela USP. Atualmente, é sócia do escritório Abdalla Sterman Advogados. Em 2023, seu nome chegou a ser cotado para uma vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), mas Lula escolheu outro candidato.

Caso sua indicação seja aprovada, ela será a segunda mulher a integrar a Corte desde sua criação, em 1808. A primeira foi Maria Elizabeth Rocha, nomeada em 2007 pelo próprio Lula.

O presidente destacou a importância da presença feminina no STM e afirmou que espera avanços na diferenciação entre crimes militares e crimes comuns. “Tenho certeza de que você e Maria Elizabeth vão mudar a história do STM”, declarou.





Fonte: O Estado de S. Paulo.
Data: 10/03/2025