Janaina Riva diz que candidatura ao Senado em 2026 é unanimidade dentro do MDB


Deputada estadual afirma que já conta com apoio integral dos colegas de partido para disputar uma das vagas ao Senado. Ela defende campanha próxima da população e embates democráticos entre os candidatos.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) confirmou que sua pré-candidatura ao Senado Federal em 2026 já é consenso dentro do seu partido. Segundo ela, o apoio dos colegas da bancada estadual é unânime, mesmo antes do período oficial de convenções partidárias, previsto para o próximo ano.

"Fizemos uma reunião com os deputados. Isso é unânime dentro do partido, talvez seja até a única unanimidade dentro do MDB, que é conhecido pelas divergências", declarou.

Janaina reconhece que a disputa por uma das duas vagas ao Senado por Mato Grosso deve ser acirrada, possivelmente até mais do que a eleição para o governo do Estado. Ainda assim, ela diz estar preparada para os embates e avalia como positivo o surgimento de diversos nomes no cenário, pois isso favorece o debate democrático.

“Será uma eleição ampla. Não dá para escolher adversários, e eu acho ótimo. Devem acontecer muitos debates para que o eleitor conheça melhor cada candidato. É preciso votar por competência, não no oba-oba”, afirmou a deputada.

Com um olhar voltado à construção de uma campanha mais próxima do cidadão, Janaina quer quebrar o conceito de que as eleições ao Senado são elitizadas e distantes da realidade da população.

“Quero levar essa eleição de forma popular. Tradicionalmente, a eleição para o Senado é mais fria, dominada por quem tem mais dinheiro. Mas nessa, vamos fazer diferente. A ideia é aproximar o eleitor, mostrar propostas, ouvir as pessoas”, completou.

Além de Janaina Riva, outros nomes já são cogitados para a disputa em 2026, como o governador Mauro Mendes (União Brasil), os senadores Margareth Buzetti (PSD) e Carlos Fávaro (PSD), além do empresário Antônio Galvão (DC).

No próximo pleito, os mato-grossenses irão às urnas para escolher dois senadores, o que deve intensificar a corrida pelas cadeiras da bancada no Congresso Nacional.





Fonte: Unicanews
Data: 08/04/2025