Cattani defende aliança entre PL e DC para formar chapa de "bolsonaristas raiz" ao Senado


Deputado declara apoio a Medeiros e Galvan, e diz que eleitorado conservador deve seguir essa linha em Mato Grosso

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) defende que o Partido Liberal (PL) forme uma aliança com o Democracia Cristã (DC) nas eleições de 2026, com o objetivo de lançar uma chapa ao Senado composta por nomes ligados ao bolsonarismo. A proposta do parlamentar é que o produtor rural Antônio Galvan (DC) dispute a senatória ao lado do deputado federal José Medeiros (PL), reunindo o que ele chama de "bolsonaristas raiz".

Apesar de não estar diretamente envolvido nas articulações políticas da legenda, Cattani já tem seus votos definidos.

"Não falo em nome do PL, até porque não tenho cargo na executiva estadual, mas o meu primeiro voto ao Senado é do Medeiros. E, se Galvan for candidato, meu segundo voto será dele", afirmou o parlamentar em entrevista ao site Única News.

Desde 2023, o governador Mauro Mendes (União), também cotado para disputar o Senado, vem buscando aproximação com o eleitorado de direita e com o próprio PL. Ele chegou a participar de dois atos públicos ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em defesa da anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Mesmo assim, Cattani acredita que o eleitorado mais fiel ao bolsonarismo deve priorizar candidatos ideologicamente alinhados.

 

"Tenho certeza de que o bolsonarista raiz vai seguir essa linha em Mato Grosso", concluiu.

 





Fonte: Unicanews
Data: 09/06/2025