16/04 - Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
Sessão solene homenageia personalidades com o Título de Cidadão Santo-antoniense em reconhecimento às contribuições prestadas ao município ao longo dos anos.
Em celebração aos 125 anos de emancipação político-administrativa de Santo Antônio de Leverger, a Câmara Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (13), data do aniversário da cidade, uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão (ã) Santo-antoniense a personalidades que contribuem com o desenvolvimento do município.
A solenidade foi presidida pelo vereador Rafael Victor Pedroso de Lima (PSB), presidente da Casa desde janeiro de 2025. Durante seu discurso, Rafael emocionou o público com palavras de fé e reconhecimento à história do município e seu padroeiro:
“Salve, salve, Santo Antônio! Salve o nosso Santo Padroeiro, que anuncia a encarnação, a crucificação e o evangelho de Jesus. Sua imagem sustenta o Cristo nos braços, representando a ressurreição. Em uma mão, carrega a cruz, símbolo da crucificação; na outra, a Bíblia, que nos conduz à evangelização. Santo Antônio é um dos maiores evangelizadores de Cristo, exemplo de fé, palavra e conversão. Trabalhou com amor e dedicação a serviço do próximo. Assim como Santo Antônio, nós, representantes deste município — tanto do Executivo quanto do Legislativo — devemos agir com o mesmo amor e dedicação ao próximo e à nossa comunidade. Nosso Padroeiro é uma referência de exemplo e retidão, virtudes que nós, agentes públicos, devemos seguir, praticar e servir com responsabilidade. Por sua intercessão, pedimos a Deus bênçãos e proteção no desempenho das nossas funções junto ao nosso povo. Que o nosso abençoado município continue trilhando o caminho do progresso, da união e da solidariedade. Salve Santo Antônio, salve o nosso Município, salve a nossa gente!”
A escolha dos homenageados foi apresentada pelos vereadores nas últimas duas sessões ordinárias e, após votação e aprovação em plenário, foi sancionada pela Mesa Diretora da Câmara.
Entre os nomes que receberam o título está o deputado estadual Diego Guimarães (PRB), reconhecido pelo apoio ao município, especialmente na destinação de recursos para as áreas da saúde e infraestrutura. Em sua fala, o parlamentar destacou a emoção e a responsabilidade do momento:
“Aos homenageados, assim como eu, esta é uma manhã festiva de reconhecimento. É uma manhã que ficará guardada na memória e no coração de cada um de nós. Agradeço também ao vereador Rominho pela homenagem. É uma manhã de responsabilidade. Receber um título de cidadão é motivo de orgulho, é um ‘parabéns’ pelo que você fez até agora, mas, a partir de agora, você é um cidadão de Santo Antônio de Leverger — e a sua responsabilidade, assim como a minha, com esta cidade, cresce exponencialmente nesta manhã. Seja nas suas atividades como comerciante, pequeno produtor rural, comunicador, servidor público, pai, mãe, dona de casa ou político, nossa responsabilidade com Santo Antônio aumentou. Esse reconhecimento não é apenas pelo que você fez, mas também pelo que ainda fará por esta cidade: pela dedicação à sua profissão, pelos filhos que nasceram aqui, pelos netos que virão. Tudo isso ficará guardado na sua história. Seus netos lembrarão que, no dia 13 de junho de 2025, você se tornou um cidadão santoantoniense.”
A prefeita Francielli Magalhães também participou da cerimônia e reafirmou seu compromisso com a cidade:
“Que Santo Antônio continue abençoando todas as famílias da nossa cidade, abençoando o progresso da nossa terra. E vocês podem ter certeza: continuarei aqui, trabalhando todos os dias, enquanto estiver como prefeita, com seriedade. Porque esse é o meu compromisso: trabalhar pelo meu povo.”
A solenidade contou ainda com a presença dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (UB), do juiz da Comarca Dr. Alexandre, do padre Marcos Paulo, além de dezenas de lideranças comunitárias e convidados especiais.
A manhã foi marcada por emoção, espiritualidade e gratidão — sentimentos que traduzem o amor do povo santo-antoniense pela sua história, suas tradições e pela força de sua gente.
Fonte: Da redação
Data: 13/06/2025