16/04 - Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
Pagamento será feito em 30 de junho, com correção de 1% pela taxa Selic; contribuinte pode consultar no site oficial
A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda de 2025. O pagamento está previsto para o dia 30 de junho e terá uma correção de 1%, seguindo a taxa básica de juros (Selic).
No primeiro lote, o órgão federal liberou R$ 11 bilhões para 6.257.108 contribuintes, o maior valor já pago de uma só vez na história da Receita.
Para verificar se o nome está entre os contemplados, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.
A plataforma permite duas formas de consulta: uma versão simplificada e outra mais detalhada, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC.
Se houver pendências ou inconsistências na declaração, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora para corrigir as informações.
Quem não estiver neste segundo lote terá ainda outras três oportunidades de receber a restituição nos próximos meses. As datas dos próximos pagamentos são: 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.
O crédito será feito diretamente na conta bancária informada na declaração, podendo também ser pago via Pix, utilizando o Banco do Brasil.
Se o contribuinte não sacar o valor dentro de um ano, será necessário fazer uma nova solicitação através do Portal e-CAC. O caminho para recuperar o valor é: menu "Declarações e Demonstrativos" > "Meu Imposto de Renda" > "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Fonte: Gazeta Digital
Data: 23/06/2025