16/04 - Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
Com a chegada oficial do inverno, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para o estado de Mato Grosso, indicando risco de queda acentuada nas temperaturas nos próximos dias. O aviso, classificado com grau de severidade “perigo”, prevê declínio superior a 5°C, o que representa risco à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Na região Centro-Sul do estado, a temperatura pode chegar a 12°C.
Mudança no tempo em Cuiabá
Na capital, Cuiabá, a segunda-feira (23) começou com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas variam entre 22°C e 33°C, com umidade que pode atingir 85%. A instabilidade continua na terça-feira (24), e a partir de quarta-feira (25), os termômetros devem registrar mínima de até 15°C. A previsão indica que o calor típico da região volta a dar sinais a partir de sexta-feira (28), com máxima de 35°C.
Frio também atinge o interior
Em Chapada dos Guimarães, a 67 km da capital, o céu permanece encoberto e há chance de chuva. A mínima nesta segunda-feira é de 16°C, mas pode cair para 13°C na quarta-feira. As temperaturas máximas por lá devem oscilar entre 25°C e 35°C, com variações de umidade entre 100% e 20%.
Em Cáceres, a 225 km de Cuiabá, a frente fria será ainda mais sentida. A mínima prevista para quarta-feira é de 12°C, com máximas entre 21°C e 35°C.
Já em Rondonópolis, no sul do estado, o tempo segue nublado com possibilidade de chuva até terça-feira. As mínimas ficam entre 14°C e 19°C, e as máximas podem alcançar os 35°C.
Sinop, a 500 km ao norte da capital, terá uma leve trégua no calor, com mínimas entre 17°C e 24°C e máximas de até 36°C.
Em Sorriso, a 420 km ao norte, a semana começa com céu nublado e previsão de chuva até a quarta-feira. As mínimas devem variar entre 16°C e 23°C, e as máximas podem chegar a 36°C.
Recomendações
O INMET alerta para que a população redobre os cuidados durante esse período, mantendo-se bem agasalhada, hidratada e evitando exposição prolongada ao frio, principalmente nos horários de temperaturas mais baixas. Essa é a primeira frente fria com intensidade significativa neste inverno e merece atenção.