Treze motoristas são presos durante Operação Lei Seca em Cuiabá


Ações simultâneas nas avenidas Beira Rio e Prainha resultaram ainda na remoção de 36 veículos e aplicação de 55 multas

Treze motoristas foram presos durante duas edições da Operação Lei Seca realizadas em Cuiabá na madrugada deste domingo (22). As abordagens ocorreram de forma simultânea nas avenidas Beira Rio e Tenente Coronel Duarte (Prainha), nos bairros Grande Terceiro e Dom Aquino.

Entre os detidos, apenas um não foi flagrado por embriaguez ao volante, mas acabou conduzido por permitir que uma pessoa sem habilitação dirigisse seu veículo, o que configura crime de trânsito segundo o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Outros quatro motoristas, além de estarem alcoolizados, foram flagrados cometendo outras infrações graves, como direção perigosa e condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veículos recolhidos e multas aplicadas

Ao todo, 36 veículos foram removidos pelas autoridades, sendo 29 carros e 7 motocicletas. As operações também resultaram na aplicação de 55 multas por diferentes infrações.

No bairro Grande Terceiro, os agentes fiscalizaram 36 veículos e realizaram 42 testes de alcoolemia. Já na região do Dom Aquino, foram feitos 40 testes de alcoolemia e o mesmo número de veículos foi fiscalizado, entre carros e motos.

Força-tarefa integrada

A Operação Lei Seca é uma ação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Esta edição contou com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Penalidades severas

Além da prisão em flagrante e da necessidade de pagamento de fiança para responder ao processo em liberdade, o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool está sujeito a uma multa inicial de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência, o valor dobra, podendo chegar a R$ 5.869,40.

 

Outras irregularidades, como ausência de CNH ou documentação do veículo em situação irregular, podem elevar ainda mais o valor das penalidades, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997).





Fonte: sesp
Data: 23/06/2025