Operação Mamom: Polícia Civil desarticula facção envolvida com tráfico e lavagem de dinheiro em Cuiabá


Ação resultou em apreensão de veículos de luxo, drogas, arma de fogo e bloqueio de mais de R$ 13 milhões em ativos financeiros

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta terça-feira (24), em Cuiabá, a Operação Mamom, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico. A ofensiva foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).

Ao todo, foram cumpridas 14 ordens judiciais, incluindo três mandados de busca e apreensão, seis bloqueios de contas bancárias e cinco sequestros judiciais de bens, entre eles veículos automotores de alto valor.

Apreensões e prisões

Durante a operação, os policiais apreenderam quatro veículos, sendo um Mercedes-Benz, um Toyota Corolla e duas caminhonetes — Hilux e Triton. Também foram localizados uma arma de fogo e quatro tabletes de pasta base de cocaína, escondidos em um fundo falso de um dos carros.

Três pessoas foram presas em flagrante, sendo autuadas pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Estrutura financeira e ligação com o Nordeste

As investigações apontaram que o grupo criminoso movimentava grandes quantias de dinheiro através de contas bancárias e mantinha vínculos com traficantes da região Nordeste do país. Entre os alvos da operação estão uma mulher e seu filho, ambos com antecedentes por tráfico de drogas.

Até o momento, os valores bloqueados em contas e bens ultrapassam R$ 13 milhões, reforçando a suspeita de lavagem de dinheiro em larga escala.

Nome da operação

Batizada de Operação Mamom, o nome faz referência ao termo hebraico que significa “dinheiro”, e representa o espírito da cobiça e do apego aos bens materiais, utilizado por Jesus em suas parábolas para ilustrar a escolha entre servir a Deus ou ao dinheiro.

Integração e continuidade das investigações

A Operação Mamom faz parte da Operação Inter Partes, dentro do planejamento da Polícia Civil no âmbito do Programa Tolerância Zero, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso para o combate ao crime organizado. A ação também integra a Operação Narke 4, do Ministério da Justiça, em parceria com os Denarc de outros estados brasileiros.

As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e o rastreio detalhado dos ativos financeiros bloqueados.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate às facções criminosas e destaca a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo Disque 181.





Fonte: Governo do Estado de MT
Data: 24/06/2025