16/04 - Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
Militar de carreira, Henrique comanda a Secom da ALMT com foco em modernização, diálogo com o cidadão e eficiência na gestão pública
O coronel Henrique Correia da Silva Santos tem imprimido uma nova identidade à Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). À frente da pasta há seis meses, ele vem promovendo uma gestão marcada por disciplina, inovação e proximidade com a população. Natural do Recife e com trajetória consolidada na segurança pública, o coronel assumiu a missão a convite do presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), com a proposta de transformar a comunicação institucional em uma ferramenta acessível e estratégica.
Mesmo vindo de fora do meio jornalístico, Henrique não é um estranho no mundo da comunicação. Com olhar técnico e apurado senso de gestão, ele acredita que a informação clara e bem distribuída tem o poder de melhorar a vida das pessoas. “Sempre gostei da área da comunicação. E sei que, quando bem usada, ela aproxima o cidadão das decisões que impactam diretamente sua realidade”, afirma.
Sob sua gestão, a Secom ganhou novos contornos. A reformulação visual das campanhas publicitárias, o fortalecimento da presença institucional nas redes e nas ruas, e a criação de projetos como o Parlamento no Ar e a assistente virtual “ALE” são exemplos de uma comunicação voltada para o cidadão comum.
Henrique também conduz o setor com rigor técnico e espírito de liderança. “A disciplina da vida militar me ajudou muito aqui. A gestão de pessoas e de recursos precisa ser feita com responsabilidade e foco. Mas também com empatia. A equipe da Secom é excelente, e isso tem sido fundamental”, pontua.
No comando de uma das secretarias mais estratégicas da Casa de Leis — ainda mais em ano pré-eleitoral — o coronel tem sob sua responsabilidade um orçamento robusto: R$ 60 milhões para 2025, frente aos R$ 40 milhões executados em 2024. E a aplicação desses recursos tem se voltado, segundo ele, à construção de uma comunicação mais transparente e funcional para a sociedade.
“Nosso papel é tornar visível o trabalho dos deputados, mostrar como leis e decisões impactam diretamente na vida da população. Muitas vezes, temos direitos que nem sabemos que existem, e cabe à comunicação institucional levar esse conhecimento adiante”, defende.
Em um cenário de mudanças rápidas e exigências por mais transparência no setor público, o coronel Henrique Correia tem mostrado que é possível unir disciplina militar, visão estratégica e compromisso com o cidadão. O resultado tem sido uma comunicação mais moderna, eficiente e cada vez mais próxima da sociedade mato-grossense.
Fonte: Info Verus
Data: 01/07/2025