Reconhecimento e dignidade: Agentes de Saúde de Leverger são efetivados


Cerimônia marca um novo capítulo na valorização do serviço público com a presença da prefeita Francieli Magalhães, do deputado Max Russi, da vice-prefeita Giseli Paim e demais autoridades

Em uma manhã histórica para a saúde pública de Santo Antônio de Leverger, foi realizada nesta sexta-feira (04/07), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, a cerimônia de assinatura do Ato de Efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A iniciativa representa a concretização de um compromisso antigo da gestão municipal com a valorização desses profissionais essenciais à atenção primária.

 

O evento contou com a presença da prefeita Francieli Magalhães de Arruda Vieira Pires; da vice-prefeita Giseli da Costa Ribeiro Paim; do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi; do secretário municipal de Saúde, Celso Bicudo; do presidente do Sindicato Municipal, Guilherme; de vereadores da Câmara Municipal, representados pelo presidente Rafael, além de servidores e lideranças comunitárias.

 

Segundo a prefeita Francieli, a efetivação dos agentes representa mais do que uma ação administrativa: é a concretização de um sonho antigo e o reconhecimento da importância de quem atua diretamente nas comunidades, promovendo cuidado, prevenção e orientação. “Desde o início da gestão, abraçamos essa causa com responsabilidade e diálogo. Efetivar os ACS é garantir dignidade, estabilidade e respeito aos servidores públicos. A nossa prioridade é cuidar das pessoas com ações que transformam realidades”, destacou a gestora.

 

A medida só foi possível após análise do Tribunal de Contas do Estado, que, diante do contexto legal apresentado pela gestão, emitiu parecer favorável à efetivação. A partir de agora, os profissionais passam a ter vínculos regularizados e todos os direitos e deveres assegurados como servidores públicos efetivos.

 

O deputado Max Russi, presidente da ALMT e defensor histórico da causa dos agentes de saúde em todo o estado, reforçou a importância da efetivação. “É um marco para Leverger e um exemplo para outros municípios. Os ACS são essenciais para o funcionamento da saúde pública. Valorizar esses profissionais é valorizar a vida.”

 

Durante a cerimônia, também foi enfatizado o trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e as entidades sindicais para garantir segurança jurídica ao processo e tornar realidade uma demanda histórica da categoria.

 

Reconhecimento, dignidade e valorização foram os pilares que sustentaram o evento, marcado pela emoção dos profissionais contemplados.







Fonte: Da redação
Data: 04/07/2025