27/10 - Bancos vão bloquear "contas laranjas" e de bets irregulares
Durante a visita a propriedades próximas ao Morro de Santo Antônio, equipes reforçaram o período proibitivo do uso do fogo e esclareceram dúvidas sobre a legalidade de aceiros e limpezas ambientais.

Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho de 2025, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger deu início a uma importante ação conjunta de combate e prevenção a incêndios florestais. A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e a Gerência da Unidade de Conservação do Morro de Santo Antônio.
As equipes realizaram visitas in loco a propriedades localizadas no entorno da unidade de conservação, com o objetivo de conscientizar os moradores sobre os riscos do uso do fogo nesse período crítico. No bioma Cerrado e na Amazônia, o período proibitivo vai de 1º de julho a 30 de novembro. Já no Pantanal, a proibição segue de 1º de junho a 31 de dezembro de 2025.
Além da entrega de folders informativos e orientações técnicas, foi aplicado um questionário aos proprietários pela equipe da SEMA/MT. Também foram prestadas informações legais sobre a construção de aceiros e o processo de limpeza ou desmate de áreas, que, muitas vezes, geram dúvidas entre os produtores rurais.
O técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lucas Lima, destacou a importância do edital de notificação nº 27/2025 - DIPRO, emitido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do IBAMA, que alerta os proprietários sobre medidas de controle e prevenção de incêndios em áreas críticas.
“Muitos produtores têm receio de realizar limpezas por conta da burocracia. A ação integrada permite esclarecer o que é permitido, reforçando a legalidade na abertura de aceiros e destacando o respeito às Áreas de Preservação Permanente (APPs) e às Reservas Legais”, explicou o técnico.
A prefeita Francieli Magalhães enfatizou a importância da prevenção como forma de proteger não apenas o meio ambiente, mas também as famílias da zona rural e o patrimônio natural do município, como o Morro de Santo Antônio.
“Nosso compromisso é unir forças para evitar tragédias causadas por incêndios florestais. O trabalho preventivo é fundamental. Ações como essa refletem o cuidado da nossa gestão com o meio ambiente, com os produtores e com toda a população levergense”, destacou a gestora.
Francieli também relembrou que Santo Antônio de Leverger conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros atuante no município, o que tem contribuído significativamente nas ações de prevenção e combate aos focos de calor durante o período mais seco do ano.
A ação segue durante a semana, com novas visitas e orientações a outros pontos estratégicos do município, fortalecendo a conscientização e a segurança ambiental.

Fonte: Da redação
            Data: 07/07/2025