16/04 - Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
Gilberto dos Anjos responde por feminicídio quadruplo; ele participará do júri por videoconferência, a pedido da defesa
O Tribunal do Júri da Comarca de Sorriso (420 km de Cuiabá) dá início nesta quinta-feira (7) ao julgamento de Gilberto Rodrigues dos Anjos, acusado de assassinar brutalmente Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e suas três filhas: Miliane, de 19 anos, Manuela, de 13, e Melissa, de 10, em novembro de 2023.
A pedido da defesa, o réu não estará presente no plenário. Ele participará do julgamento por videoconferência, direto da unidade prisional onde está detido, conforme prevê o Código de Processo Penal. O juiz Rafael Deprá Panichella, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, explicou que o interrogatório é considerado um ato de defesa, e o réu tem o direito de permanecer em silêncio ou não comparecer presencialmente ao tribunal.
Do total de 25 jurados sorteados, apenas 7 serão escolhidos para compor o Conselho de Sentença. Eles prestarão o compromisso de incomunicabilidade, ou seja, se comprometem a não discutir o caso com terceiros durante o julgamento.
A sessão seguirá os trâmites tradicionais: apresentação de provas, oitiva de testemunhas, interrogatório do réu e os debates entre acusação e defesa. O Ministério Público e os advogados de defesa terão 1h30 cada para apresentar seus argumentos, com possibilidade de réplica e tréplica de mais uma hora para cada parte.
Após os debates, o plenário será esvaziado, e os jurados se reunirão em uma sala secreta para responder aos quesitos sobre o caso. Com base nos votos, o juiz proferirá a sentença final.
Por se tratar de um processo que envolve vítimas menores de idade, o caso tramita em segredo de justiça. O acesso ao plenário está restrito às partes envolvidas, testemunhas, autoridades, familiares previamente autorizados e à imprensa, com restrições de gravação de imagem e som.
O crime chocante ocorreu na madrugada do dia 25 de novembro de 2023. Segundo a investigação, Gilberto invadiu a residência da família durante a noite e assassinou mãe e filhas brutalmente. Os corpos foram encontrados somente dois dias depois, em 27 de novembro, com sinais de violência física e, em três dos casos, indícios de violência sexual.
À época, o acusado trabalhava e residia em uma obra ao lado da casa das vítimas. O pai das meninas e esposo de Cleci estava em viagem a trabalho no momento do crime.
Gilberto foi preso pela Polícia Civil de Sorriso pouco depois da descoberta dos corpos e confessou os assassinatos em depoimento formal.
Fonte: Gazeta Digital
Data: 07/08/2025