Secretário Sidnei Magalhães representa Leverger no 1º Seminário Cacau MT Familiar


Evento discute potencial do cultivo de cacau como alternativa de renda para agricultores familiares de Mato Grosso

O Secretário de Agricultura de Santo Antônio de Leverger, Sidnei Magalhães, está participando do 1º Seminário Cacau MT Familiar, realizado nesta sexta-feira, 08 de agosto, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Ele está acompanhado do Engenheiro Agrônomo Cézar Guerra e do Técnico de Meio Ambiente Lucas Lima, representando o município no evento.

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a cultura do cacau, o seminário aborda técnicas de manejo, beneficiamento e comercialização dos derivados do fruto, além de apresentar novas perspectivas de mercado para os produtores.

A iniciativa é do deputado estadual Eduardo Botelho (União), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (IDAF), e foi lançada no início de 2025. O evento reúne especialistas renomados de diferentes regiões do país, incluindo mestres e doutores da Bahia, Rondônia e Mato Grosso, para compartilhar experiências e apresentar soluções para o fortalecimento da cacauicultura.

Entre os destaques da programação está a participação do engenheiro agrônomo Inael Nonato, conhecido como o “agrônomo de Vera” e seguido por quase 700 mil pessoas nas redes sociais, que está falando sobre o plantio consorciado e o potencial do cacau como fonte de renda para agricultores familiares.

Para o deputado Eduardo Botelho, o cacau é uma cultura altamente rentável e Mato Grosso reúne todas as condições para se tornar referência na produção:
“Nós temos tudo que a planta precisa: luz solar intensa, solo bom, e estamos aqui para ajudar o pequeno produtor a se desenvolver e crescer nesse ramo. Temos as parcerias para fazer acontecer e eu acredito nisso”, afirma.

O diretor de projetos do IDAF, Mário Benevides, também destaca o potencial da cultura no estado:
“Mato Grosso tem grande potencial para ser gigante no cultivo do cacau. Temos solo e clima favoráveis. Os pequenos produtores da Baixada Cuiabana terão sucesso implementando mais essa cultura em nosso estado”, ressalta.

Sidnei Magalhães afirma que a participação no evento é estratégica para Santo Antônio de Leverger:
“Estamos aqui para buscar conhecimento, firmar parcerias e abrir novas portas para que os agricultores familiares do nosso município possam diversificar sua produção e aumentar sua renda”, destaca.

Ao lado do secretário, Cézar Guerra e Lucas Lima reforçam a importância de levar informações técnicas, práticas sustentáveis e inovações para fortalecer o setor agrícola no município.

A prefeita de Leverger Francieli Magalhães também comentou sobre a importância da participação no seminário:
“Nosso compromisso é apoiar iniciativas que valorizem a agricultura familiar e incentivem a diversificação da produção em Leverger. O cacau pode se tornar uma nova fonte de renda para muitas famílias, e eventos como esse são fundamentais para construirmos esse caminho com responsabilidade e visão de futuro”, afirmou a prefeita.

 





Fonte: Da redação
Data: 08/08/2025