
             Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Sala da Mulher, promoveu nesta sexta-feira (22) a segunda edição do curso de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para mulheres. A iniciativa integra as ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.
 
O curso foi ministrado pelo instrutor Fábio Bumlai, especialista em artes marciais, e reuniu servidoras do Legislativo e mulheres da comunidade interessadas em aprender técnicas básicas de proteção e prevenção em situações de risco.
 
A coordenadora da Sala da Mulher, Maíra Scardelai ressaltou a importância do curso como ferramenta de empoderamento e informou que novas edições do curso devem ser realizadas.
 
“Esse tipo de atividade contribui para que as mulheres se sintam mais preparadas diante da violência, mas também reforça o papel da Câmara em promover políticas públicas de proteção e conscientização. O enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta diária e coletiva, por isso, novas edições estão previstas”, disse Maíra.
 
A bacharel em Química da UFMT, Isadora Gomes, participou do curso de Defesa Pessoal promovido pela Câmara de Cuiabá, por meio da Sala da Mulher, em alusão ao Agosto Lilás. Ela destacou que a decisão de se inscrever veio da necessidade de proteção diante da violência recorrente no campus universitário. 
 
“É de conhecimento público o número de casos de assédio e até de feminicídio, como o da Solange Pereira. Toda semana há relatos de tentativas de abuso. Isso gera um clima intenso de medo, por isso senti a necessidade de aprender a me defender”, afirmou. 
 
Isadora também contou que criou, junto com outras alunas, o grupo “Círculo Seguro”, que já reúne mais de 170 estudantes. Para ela, ações como a promovida pelo Legislativo municipal são essenciais. 
 
“Percebemos que esses covardes atacam mulheres sozinhas. Então, no grupo, combinamos trajetos e horários para que ninguém ande sozinha, principalmente à noite. A Câmara é para o povo, então é esperado que haja iniciativas assim, mas não apenas em agosto. O estado de Mato Grosso lidera os casos de feminicídio no Brasil. Essa é uma realidade diária e as ações precisam acontecer o ano todo”, completou a estudante.
 
O vereador Jean Barros (PSB) participou do evento e ressaltou  a relevância da iniciativa. 
 
“É muito importante para as mulheres. É um curso incrível, conduzido pelo Fábio, e essencial diante dos muitos casos de violência contra a mulher em Cuiabá. Temos uma taxa muito alta de feminicídio. Cursos como esse, que conscientizam e preparam as mulheres para se defenderem, são fundamentais. Parabenizo a Casa e a Sala da Mulher por oferecer essa oportunidade aos colaboradores e servidores da Câmara”, enfatizou o parlamentar. 
 
 Durante sua fala, Jean também ressaltou que a segurança pública será um dos focos de sua atuação no período em que ocupa a vaga no Legislativo.
 
“Precisamos avançar com políticas públicas voltadas para a segurança. Há pouco tempo vimos cenas lamentáveis de violência contra crianças em uma escola estadual, mas o enfrentamento deve ser de todos. Estarei protocolando novos projetos nessa área, além de iniciativas na saúde e infraestrutura. Quero contribuir muito com a Casa de Leis para que possamos evoluir com diálogo e seriedade”, concluiu Barros.
                  
            Fonte: Câmara de Cuiabá
            Data: 22/08/2025